O Programa de Educação Especializada é a resposta criativa da Casa da Esperança ao desafiador processo de inclusão das pessoas com deficiência em geral, especialmente das pessoas com transtornos do espectro autista.
Missão do Programa
a Educação Especializada tem como missão “Implementar estratégias para incluir efetivamente estudantes com transtornos do espectro autista na escola regular, incentivando neste sentido famílias e instituições educacionais, bem como garantindo o acompanhamento dos estudantes e promovendo o monitoramento integral deste processo, para a garantia de sua estabilidade e continuidade”.
É um programa transversal, que estende sua atuação em outros programas da Casa da Esperança cujos pacientes são incluídos na escola regular.
Realiza palestras em escolas, cursos voltados para professores, e realiza suporte em todas as etapas, e realiza parcerias com todos os atores do processo de inclusão.
Além disso, o Programa de Atendimento Educacional Especializado mantém 03 salas nas quais o envolvimento da criança com o conteúdo e a forma de funcionamento de uma escola regular é contínuo e progressivo.
Na Casa da Esperança, cerca de 80% das crianças em idade escolar estão incluídas na escola regular, e recebem acompanhamento específico no contraturno, além de visitação sistemática à escola.
Na Casa da Esperança, incluir sempre foi uma meta essencial. O incentivo a uma educação inclusiva não beneficia apenas pessoas com deficiência, mas toda a sociedade, na medida que a ensina a fazer as pazes com a sua intrínseca pluralidade.